Attiny85 com micro USB

A ATmel, é a responsável pelos microcontroladores AVR que equipa todas as placas arduino oficiais, a pouco tempo atrás, uma plaquinha especifica foi descontinuada, a arduino Gemma, essa plaquinha era baseada no chip attiny85, um microcontrolador humilde de 8 bits com apenas 6 pinos programáveis, pode parecer pouco, mais isso é suficiente pra uma infinidade de projetos.

O Monstro

A plaquinha destaque do artigo, é a attiny85 da digistump, ela vem sem os pinos para conectar no protoboard, no meu caso eu optei por colocar pinos macho na parte de controle, a fim de conectar ela num protoboard, e pinos fêmea na parte de alimentação da placa, o que me deu uma versatilidade bem bacana para os meus projetos, evitando aquele monte de jumpers em cima da placa.

Digispark ATtiny85 by Eletrônica Nerd

Para programar a placa, é preciso tomar alguns cuidados, primeiro temos que entender que não existe a opção de selecionar essa placa na IDE do arduino, é preciso realizar algumas pré configurações no software, para poder utilizar, essas configurações estarão aqui no artigo.

A segunda consideração, fica por conta dos pinos da placa VS os pinos da USB, que são os mesmos pinos, ou seja, quando chegar a hora de carregar o código pra placa, é preciso desconectar todos os pinos dela, pra evitar problemas com a USB, existem circuitos de proteção é claro, mais se existir conexões ativas, o código não é transferido para a placa.

AVISO! DESCONECTE TODAS AS CONEXÕES DA PLACA COM QUALQUER MEIO EXTERNO NO MOMENTO DO UPLOAD DO CÓDIGO !!!

A terceira e ultima consideração, é quanto ao tamanho do código, pois a placa possui pouca memória, diferente de um arduino UNO ou um Mega por exemplo, então é preciso tomar cuidado com isso.

Configurando a IDE.

Configurando a IDE do Arduino.

Primeiro Código.

Pra utilizar a placa, vamos iniciar com o básico da plataforma, o blink, para isso, vamos precisar.

  1. Placa de desenvolvimento digispark Attiny85.
  2. um LED de 3mm ou 5mm de qualquer cor.
  3. um resistor com impedância de 220Ω a 470Ω.
  4. dois jumpers de qualquer cor.
  5. uma protoboard.

O código é o mesmo do Blink que já vem na ide do arduino, não esqueça carregar o código antes de conectar a placa, como está discriminado no tutorial, após aparecer a mensagem de 1 minuto, conecte o a placa na USB, em seguida, realize a ligação elétrica, e pronto, sua placa já está funcionando.

Em caso de duvidas, comente aqui em baixo, não se esqueça de seguir o passo a passo sem pular etapas, e é isso.

Referencias:

Posts created 5

3
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
2 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
juniocleisonk17 Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
junio
Guest
junio

gostaria de saber, como faz pra ligar o attiny a um modulo hc05 por exemplo, obrigado, ótimo vídeo

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.